Institucional

logo_gepolt

Apresentação

O Grupo de Pesquisa em Gestão de Políticas de Trabalho – GEPOLT, reconhecido como grupo de pesquisa no diretório do CNPq e vinculado ao Departamento de Gestão de Políticas Públicas (GPP-FACE) da Universidade de Brasília (UnB), foi criado em 2019, agregando integrantes da academia, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

O GEPOLT foi criado com o objetivo de realizar estudos e pesquisas aplicadas em gestão de políticas de trabalho, tratando o caso brasileiro e experiências internacionais. Atua em projetos de pesquisa e extensão relacionados ao Sistema Público de Emprego, promoção do Trabalho Decente, inclusão produtiva, políticas de geração de trabalho e renda voltadas para grupos vulneráveis (considerando os marcadores sociais da diferença de classe, gênero, raça, etnia, sexualidades e geração, dentre outros). Também contempla em sua atuação temáticas que discutem criticamente o futuro do trabalho, as novas formas de organização das relações de trabalho e seu impacto nas políticas públicas, utilizando-se de métodos prospectivos.

Os métodos de pesquisas privilegiam a abordagem comparativa de políticas públicas para o trabalho, contemplando as fases de formulação, execução e avaliação dessas políticas. Os métodos de análise empregados são preferencialmente interdisciplinares. Por fim, o GEPOLT tem como objetivo a difusão dos resultados de seus estudos e pesquisas por meio de publicações, conteúdos audiovisuais, cursos de extensão, apresentações e demais produtos técnicos e acadêmicos.

O GEPOLT possui as seguintes linhas de pesquisa:

  1. Estudos comparativos e interdisciplinares em Gestão de Políticas de Trabalho;
  2. Sistema público de emprego;
  3. Políticas de Trabalho para grupos vulneráveis;
  4. Futuro do Trabalho e novas configurações da política de trabalho.